Saberes Sustentáveis

Projeto de pesquisa e extensão
Departamento de Antropologia e programa de
pós-graduação em Antropologia Social da UFRN.

É parte do Museu Virtual Tronco, Ramos e Raizes.


- Sobre o Projeto

O projeto desenvolvido na Vila de Ponta Negra e Pium, territórios cultural, socialmente e historicamente ligados, visa sensibilizar a população local para a necessidade da valorização dos saberes locais e da preservação do meio ambiente. Partimos de um mapeamento do território natural para realizar uma cartografia dos usos do espaço, dos saberes dos agentes culturais e das atividades tendo como perspectiva uma melhoria da economia local e um meio ambiente mais preservado.

- A Equipe

A equipe, formada por docentes e discentes da UFRN, detentores dos saberes, agentes culturais integrados a projetos educativos nas escolas, realiza uma ação contínua de impacto ambiental, sociocultural e, a médio prazo, econômico nos territórios; desenvolve ações de educação para sustentabilidade nas escolas, com os professores e estudantes; propõe um mapeamento e uma cartografia do território, com seus recursos naturais, agentes e espaços culturais.

- Missão

A valorização da cultura local poderá agregar um turismo sustentável de base local, com preços justos e produzir experiências de cultura digital e multimídia popular organizadas numa rede solidária que irá reforçar o protagonismo das comunidades, especialmente das crianças, jovens e minorias sujeitas à vulnerabilidade social. As oficinas propostas - jardim sensorial, hortas educativas, sessões de cineclube, mutirão de pintura, oficinas de audiovisual, produção de conteúdo para mídias sociais, entre outras - irão aproximar a escola da sociedade, promovendo valores fundados no respeito dos saberes locais e da natureza. O projeto foi viabilizado graças a emenda do senador Jean-Paul Prates (PT/RN).

Os Saberes Sustentáveis

Territórios Sensíveis

O projeto é desenvolvido na Vila de Ponta Negra (Natal) e em Pium (Nísia Floresta). Há laços históricos e culturais entre as localidades e, apesar das características próprias, formam um mesmo território natural e cultural que sofre mudanças drásticas com a urbanização e a chegada do turismo. Os moradores, que transitam entre os lugares, mantêm laços de parentesco e desenvolvem atividades que respeitem o meio ambiente.

Oficinas

São momentos de troca entre estudantes da UFRN, educadores, agentes culturais dos territórios e moradores de Ponta Negra e Pium. As oficinas são desenvolvidas nas escolas e nos seus entornos, junto com os detentores dos saberes tradicionais. As práticas audiovisuais são direcionadas para jovens de 16 a 30 anos e acompanham as oficinas cujo resultado é apresentado em sessões de cineclube:
- grafitagem e arborização do bairro;
- criação de atividades pedagógicas em torno das hortas e dos jardins sensoriais nas escolas das comunidade;
- aproveitamento integral dos alimentos e uso de hortaliças na merenda;
- práticas esportivas e culturais;
- atividades criativas sustentáveis que visam implementar uma economia circular e uma vida melhor para todos.

Saberes do Povo

A valorização dos saberes tradicionais e o legado cultural dos mestres e mestras norteiam as ações propostas. O interesse é centrado no conhecimento tradicional das plantas e do bioma, nas diferentes expressões da cultura popular, enredos musicais cantados e dançados (congos de calçola, pastoril, coco de roda, bambelô, boi de reis), nas atividades artesanais ressignificadas, como a fabricação de instrumentos musicais e de objetos inspirados nas tradições culturais, a renda de bilro, a pesca, a agricultura, a culinária praieira ou ainda o reaproveitamento do lixo reciclável.

Sustentabilidade

Os registros audiovisuais, fotográficos e os fonogramas estão disponibilizados num banco digital junto com o repertório dos saberes, serviços e produtos disponíveis nas localidades. As produtoras culturais colaborativas são incentivadas a valorizar os saberes sustentáveis, por meio de caminhos alternativos que priorizam as trocas, e fundamentados numa economia solidária a ser inventada.

A Fábrica de Inventos, é uma produtora cultural colaborativa, localizada na Vila de Ponta Negra em Natal-RN. Tem como objetivo desenvolver projetos artísticos com base na cultura local em um campo de interesse diversificado que abrange segmentos que variam de vídeos documentários a animações, passando pelas diversas áreas dentro do campo audiovisual até pintura de mural a gravuras. Vem ganhando notoriedade em todo o estado e se destacando como startup, onde reúne agentes culturais do bairro e da cidade.


No projeto Saberes Sustentáveis é responsável pela realização do conteúdo audiovisual e a oficina de introdução a linguagem cinematográfica MUNICINE, oferecida para jovens da comunidade através dos módulos direcionados fotografia, som, edições e montagens.

afabricadeinventos